4 erros na estratégia de Marketing Digital que você deve evitar

4 erros na estratégia de Marketing Digital que você deve evitar

Você tem os resultados que espera na divulgação de sua marca na internet ou acha que pode melhorar? Talvez você esteja cometendo pelo menos um dos quatro principais erros de estratégia de Marketing Digital.

Se você tiver problemas em qualquer um desses itens, a chance de que você atinja os objetivos que deseja é bem menor. Por isso, no post de hoje, sua empresa verá quais são esses erros e como mudar o cenário.

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1. Não conhecer o público-alvo

Um dos grandes erros em marketing digital é a falta de conhecimento do público-alvo, de maneira que a maioria dos outros problemas é derivado desse ponto. Para que você realmente saiba o que fazer, é necessário conhecer o que os internautas desejam e esperam da sua empresa.

Caso você não faça esse processo, baseará as suas estratégias em achismos. O problema é que, muitas vezes, nossas opiniões não se confirmam na prática, e sua empresa não conseguirá atingir, de fato, os usuários. Por isso, para entender o que os internautas de fato querem, você precisa definir, com pesquisas reais, quais são as expectativas do consumidor.

2. Não compreender a regra 80/20

Outro erro comum é a falta de conhecimento da regra 80/20. Ela diz que, a cada 10 postagens que você fizer nas redes sociais, 8 devem ser de conteúdo útil e interessante para os usuários, enquanto as outras 2 serão sobre os serviços e produtos da empresa.

Quando a regra não é seguida, você corre o risco de encher a timeline dos seus seguidores de ofertas do seu negócio. Embora isso possa não parecer um problema para você, tal fato dificultará que sua empresa faça negócios e que tenha uma estratégia sólida no longo prazo em que seu negócio terá visibilidade on-line.

Isso se deve, principalmente, aos maiores objetivos dos internautas ao entrar nas redes sociais: diversão e informação. Por isso, a melhor conduta empresarial é aquela que consegue adquirir clientes nutrindo os usuários com diversão e informação. Normalmente, quando alguém vê algo que se pareça com um anúncio tradicional, ele ignora.

3. Não investir em aquisição de clientes

É isso mesmo, você leu certo. É investir! A palavra mostra que as marcas devem aplicar seus recursos na aquisição de clientes, ou seja, não é um processo simples ou fácil. Muitas instituições falham em perceber que os usuários não são iguais. Enquanto alguns já dispõem de informações sobre seu produto ou serviço, outros nem acreditam que ele seja útil.

Por isso, torna-se importante criar conteúdos que eduquem seus contatos (leads) em todas as fases em que eles estejam, a fim de aproximá-los da compra a partir de uma identidade visual interessante. As principais ferramentas para atrair os leads são:

  • conteúdo relevante em blogs;
  • webinars;
  • e-book;
  • minicursos;
  • infográficos;
  • testes em serviços;
  • links patrocinados (como Google AdWords e Facebook Ads).

4. Não estabelecer um plano de marketing

Se você cometeu algum dos erros acima, provavelmente se esqueceu de fazer um plano de marketing. Criar sua estratégia significa que você estudará as principais variáveis para evitar surpresas. Dessa maneira, sua marca determinará pontos, como:

  • quais são os objetivos do marketing e em quanto tempo eles devem ser alcançados;
  • qual valor será investido;
  • quem é seu público-alvo;
  • quais serão as mídias utilizadas.

Assim, sua empresa estará pronta para enfrentar os desafios e não se perder no caminho. Um sinal de que você não sabe realmente o que executar é tentar colocar em prática o que alguém disse que é correto, mesmo que não saiba o motivo para fazê-lo.

Se você quer que sua marca consiga se diferenciar das demais, será necessário fazer o que as outras empresas não fazem e/ou fazer melhor do que elas. Por isso, em vez de fazer o que você pensa ser adequado, estabeleça uma boa estratégia de Marketing Digital.

Qual (ou quais) desses problemas sua empresa enfrenta? Compartilhe com a gente sua experiência, problemas e decepções que você tem com Marketing. Queremos ouvi-lo.

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