Aprenda como escolher a paleta de cores do seu site

Aprenda como escolher a paleta de cores do seu site

Não é novidade que a cor de um produto influencia diretamente na decisão de compra de um cliente: 84,7% dos consumidores creem que essa característica do produto é mais importante que outros fatores, e 93% das pessoas observam, ainda, as propriedades visuais da marca e seus serviços antes de fechar negócio.

Uma vez que uma presença on-line robusta das marcas tem sido mais e mais exigida pelo mercado, é apenas natural que os empreendedores também tenham que se preocupar com as cores de seus sites para tornar a navegação mais atrativa e agradável.

Mas, será que você realmente sabe como utilizar as cores a seu favor para criar páginas sedutoras para o seu público? Entenda de vez como as cores do site influenciam nas escolhas do consumidor e quais devem ser usadas para alavancar vendas!

A psicologia das cores

A psicologia das cores compreende o estudo de como elas afetam as emoções e influenciam os sentidos de quem as percebe. Essa é uma área muito importante na transmissão de informações, já que seu uso pode aguçar o interesse do público ou desinteressá-lo por completo.

No marketing, as cores são utilizadas para reforçar ideias e influenciar a decisão de compra do consumidor. A escolha de tais cores deve, evidentemente, ir de encontro com os propósitos do negócio. Entenda a influência de cada cor e os sentimentos que despertam:

  • vermelho: desejo, paixão, poder;

  • rosa: inocência, leveza, delicadeza;

  • amarelo: conhecimento, otimismo;

  • laranja: extravagância, energia;

  • verde: calma, saúde;

  • azul: espiritualidade, estabilidade;

  • roxo: sabedoria, nobreza;

  • marrom: confiabilidade, conforto;

  • preto: sofisticação, mistério;

  • branco: simplicidade, pureza.

Na elaboração de um site, a paleta de cores deve estar de acordo com os objetivos da marca, levando em consideração as sensações que se pretende despertar no consumidor, e devem ser combinadas para enfatizar elementos de conversão. Todo o esquema de cores deve ser acessível para o público-alvo, com layout agradável.

Três dicas para escolher as cores do site

1. Mantenha o equilíbrio

Uma boa disposição de cores na página é capaz de agradar o público e influenciar seu tempo de permanência no site. Equilibrar cores complementares no disco cromático é uma boa opção para quem quer despertar sensações positivas e estimular o público a adquirir um produto ou serviço.

Pessoas mais impulsivas, por exemplo, reagem melhor a tons próximos ao laranja, preto e azul. Já os mais tradicionais tendem a responder melhor a tons de rosa e azul.

2. Considere a identidade visual da empresa

A elaboração do site da companhia também deve levar em consideração a identidade visual como um todo. Algumas ferramentas podem ser úteis para a criação de esquemas de cores atraentes, como o Adobe Kuler, o ColourCode e o ColorZilla.

3. Destaque os CTAs

A escolha das cores utilizadas nos CTAs também deve ganhar atenção especial. Em banners, combinar a paleta — preferencialmente utilizando cores complementares  e destacar o botão de conversão é de extrema importância. Lembre-se de deixar certa margem próximo ao botão de compra e escolher com cuidado seu posicionamento.

E então, já está pronto para escolher a paleta de cores do site? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma dica sobre soluções em design gráfico e digital para alavancar vendas!

Sem comentários

Cancelar