Campanhas publicitárias: pense no conceito e objetivo antes da execução

Campanhas publicitárias: pense no conceito e objetivo antes da execução

Quer criar campanhas publicitárias para seu negócio? Pensou bem! Porém, antes de colocar a mão na massa, é melhor agir com cuidado. Para conseguir os resultados que você quer e evitar erros, é necessário entender, com precisão, quais são os objetivos da sua empresa e da campanha que deseja realizar. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, você entenderá o que é um mote de campanha publicitária, o que você deverá considerar na criação da sua campanha e como definir os objetivos dela. Pronto para aumentar a visibilidade da sua empresa? Boa leitura!

O que é um mote de campanha publicitária?

Mote é a ideia que será expressada por uma frase para guiar ou motivar as ações que serão tomadas, bem como as peças gráficas que serão criadas. Também entendido como o tema da campanha, ele tem a função de expressar o conceito e é a forma com que a ideia será transmitida, amarrando todas as ações realizadas pela campanha.

O tema tem duas funções primordiais: fazer com que a campanha tenha unidade e ajudar que ela seja mais persuasiva. Além disso, a abordagem realizada pode ser direta e indireta. No primeiro caso, os argumentos são claros e objetivos. No último, os argumentos são subjetivos, despertando a curiosidade do público.

O que se deve pensar na criação da sua campanha?

Caso o objetivo da sua campanha seja ressaltar os benefícios de seus produtos ou serviços, a abordagem direta é a mais recomendada. Com ela, você usará um texto racional, dirigindo-se à inteligência lógica, argumentando quais são, de fato, os benefícios do seu negócio. Tudo de forma objetiva. Para isso, o título deve ser também claro e direto, selecionando o leitor e já informando sobre seus serviços e benefícios, prometendo uma vantagem ao consumidor.

Por outro lado, se você deseja despertar a curiosidade deles, o texto emotivo é a melhor escolha. Nesse caso, você comunicará às emoções, mostrando quais são os efeitos dos seus produtos e o que isso mudará na vida dos consumidores. Uma das principais funções dessa linguagem é criar um desejo pelo seu produto ou serviço. Assim, o título deverá ser indireto para que a curiosidade seja provocada e que uma possível dificuldade do cliente seja solucionada. 

Como definir os objetivos?

Pode-se dizer que um objetivo é o que sua empresa deseja alcançar, de forma geral, para sua marca ou produto. Normalmente, o objetivo conta com três elementos: ação (o que seu negócio planeja fazer); complemento (que é o foco da ação) e a escolha do foco (se você trabalhará com a sua marca no geral ou um produto específico).

Para que sua campanha esteja bem coesa, é necessário que os objetivos de marketing estejam integrados aos objetivos gerais do seu negócio, isto é, eles devem contribuir para o sucesso da sua empresa. Além disso, é necessário pensar também nos detalhes. Como a campanha ajudará seu produto especificamente? Quais serão os benefícios diretos e indiretos? Quem será alcançado com sua proposta? Quais os lucros serão resultantes da sua estratégia?

As campanhas publicitárias são importantes para que sua empresa se destaque da concorrência, atraindo mais usuários e fidelizando os que já são clientes da sua empresa. Entretanto, não basta apenas executar alguma ação. Cada passo dado deverá estar de acordo com os objetivos do seu negócio e contar com uma estratégia clara para que ele seja executado com sucesso. Encontrar um parceiro ideal, nesse caso, é fundamental!

Para ajudá-lo nessa escolha, veja agora quais são os 4 fatores importantes para escolher a agência ideal! Esperamos por você!

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