Descubra o que é Storytelling e porque adotá-lo no marketing

Descubra o que é Storytelling e porque adotá-lo no marketing

Você já reparou que as empresas que inovam na maneira de dialogar com o público  usando histórias relevantes e envolventes  consegue mais atenção e aproximação com os clientes?

Na era da experiência e do relacionamento, essa conexão é estratégica para um negócio e, por vezes, mais vantajosa do que um programa de descontos, por exemplo. Chamamos de storytelling essa técnica de se comunicar como se uma história estivesse sendo contada. 

Mais do que saber o que é storytelling, é fundamental encará-lo como uma ferramenta de marketing tão eficaz como uma campanha de Facebook Ads, ou um bom cartão de visitas. Dessa forma, hoje vamos lhe apresentar os benefícios da estratégia para sua empresa, tanto no campo institucional quanto no mercadológico. Confira!

Antes de tudo, entenda o que é Storytelling

De um modo simplista, trata-se de abordar temáticas sobre a empresa em tom de narrativa, como se fosse um caso ou uma história sendo contada. A técnica é antiga, contudo a ideia de usá-la no campo corporativo é mais recente e cresce a cada dia. 

O storytelling reúne recursos audiovisuais, linguagem direcionada e coerente com a persona, palavras e acontecimentos. É uma forma de atrair clientes sem apelo evidente de vendas, com foco nos atributos de conexão entre o cliente e a marca. 

Conheça as principais vantagens

Contar histórias de maneira cativante atua diretamente em algumas expectativas dos consumidores contemporâneos em relação às marcas. Entre elas elas está o relacionamento direto, representatividade e entrega de atributos intangíveis. Por isso, o storytelling oferece diversos benefícios à estratégia de marketing das empresas. Entre eles destacamos: 

Personalização da marca

Ao investir em contar a sua história para o público, as empresas reforçam sua identidade e evidenciam aquelas características que a diferenciam das outras, o que as tornam única. A identidade da marca é um importante elemento para a construção de uma boa imagem no mercado e, consequentemente, uma reputação forte. 

Criação de laços e fidelização do cliente

A forma de conversar com o público de maneira próxima, natural e sem aquela abordagem fria da venda direta, faz com que as pessoas se abram mais facilmente ao diálogo e se interessem pela sua empresa. Além do mais, esse relacionamento cria uma atmosfera de confiança e estimula a fidelização dos clientes, já que há um algo a mais que o faz optar por seu produto ou serviço. 

Aumento da lembrança de marca

Após atrair e conquistar o cliente, o storytelling serve como uma ferramenta de lembrança da marca. O diálogo próximo e a abordagem de temas relevantes para sua persona, faz com que a imagem da empresa permaneça viva na memória e no dia a dia do consumidor.

Além disso, a lembrança está em harmonia com a ideia de marketing de permissão, que é, grosso modo, quando a persona permite que a marca faça parte de sua vida. 

Criação de autoridade no seu segmento

O fortalecimento do valor institucional, somado à construção e ao compartilhamento de dados e informações relevantes, cria as bases necessárias para que sua marca obtenha autoridade na área de atuação. 

Isso porque é possível demonstrar aos clientes seu conhecimento, posicionamento, valores e, claro, a qualidade de seus produtos, em um cenário em que sua marca já é respeitada e querida.

Agora que você entendeu o que é storytelling e entendeu como sua empresa pode impulsionar o crescimento dos negócios, e ainda se relacionar melhor com todos os públicos, é hora de pensar em como inseri-lo de forma natural e estratégica em seu plano de marketing

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