Entenda o que são personas e por que conhecer seus mínimos detalhes

Entenda o que são personas e por que conhecer seus mínimos detalhes

Entre as grandes vantagens do marketing atual estão a disponibilidade de dados sobre o mercado e os clientes e o uso de recursos cada vez mais avançados para mensuração de resultados. Isso evidencia a necessidade de saber com quem e como sua empresa deve dialogar, então pode acreditar: está na hora de entender o que são personas e como elas podem impulsionar a estratégia e o crescimento do negócio.

Essa visão clara da persona dá mais consistência para a criação de estratégias e ações de marketing mais direcionadas e efetivas. Por isso, antes de desenvolver qualquer ação, é importante olhar pelo ângulo das personas. Quer uma ajuda? Confira as informações que você precisa saber!

Entenda de fato o que são personas

Na prática, as personas são exemplos de clientes inspirados nos perfis de pessoas que se relacionam com sua marca. Elas são criadas com as características de seus consumidores mais fiéis e engajados, para que sua empresa possa atrair e se aproximar de outras pessoas com as mesmas expectativas, dores, gostos e necessidades.

O conceito de persona diz respeito, então, a personagens semifictícios, pois baseiam-se em comportamentos identificados em seus próprios clientes.

Saiba como definir as personas

Pesquisa é o caminho mais seguro. “Achismos” e suposições não trazem o resultado esperado, e você ainda perde a oportunidade de ter dados reais e realmente capazes de colaborar com sua empresa. Assim, a construção de uma persona fica melhor quando constituída por:

  • dados demográficos;

  • entendimento das demandas que são supridas por seu produto ou serviço (por exemplo, se você vende carro, supre a necessidade de locomoção, o desejo por status, etc.);

  • perguntas diretas a seus atuais clientes. Sim, eles são a sua fonte de informação mais rica e segura. Selecione clientes de destaque e monte um roteiro com perguntas certeiras, como hábitos de consumo, expectativas, fontes de informação e profissão, entre outros.

Veja como as personas influenciam a estratégia de marketing

Falamos bastante da relevância das personas para o plano de marketing, agora você vai saber mais sobre como isso acontece. Selecionamos os 4 principais aspectos:

1. Direcionamento da comunicação

Ao conhecer suas personas, todos os pontos de contato podem ser moldados para o entendimento delas. É o ponto de vista do usuário que orientará a linguagem, a abordagem, as ofertas, o conteúdo e o canal por onde você distribuirá as informações. Isso permite uma concentração de esforços que já vão exatamente para quem interessa.

2. Criação de autoridade da marca

Como você sabe o que a sua persona espera, é mais fácil compreender verdadeiramente o que ela espera e atender a essas expectativas. Além de garantir as vendas, sua marca passa a ter mais valor, ganha a confiança do público e passa a ter mais um diferencial competitivo.

3. Auxílio na estratégia do funil de vendas

Para saber em qual fase do funil o cliente está, é preciso mais que números e contatos. A definição de persona é essencial para que os times de marketing e de vendas possam localizá-la na fase correta do funil e assim oferecer atendimento adequado.

4. Visão mais clara dos resultados das ações

Da mesma forma que os planos de ação ficam mais consistentes, a compreensão dos resultados fica mais fácil. Isso porque como você poderá perceber e medir os efeitos para aquele tipo específico de cliente.

Por fim, além de entender o que são personas e como utilizar esse conceito em sua estratégia de marketing, é importante estar atento ao fato de que público-alvo e personas não são sinônimos. O público-alvo está relacionado a grupos, com informações mais “gerais”, e as personas, a características específicas do indivíduo, que é um “modelo” de cliente da empresa.

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