homem analisando projeto

Identidade visual: qual a importância para meu negócio?

O nosso visual pode não dizer tudo, mas reflete muito sobre quem somos e como queremos que os outros nos vejam. Roupas, corte de cabelo, barba, tatuagens, calçados e adereços são partes que acabam integrando a nossa identidade visual e o que almejamos passar de impressão para o mundo.

No universo corporativo, a identidade de uma empresa possui a mesma função. Os elementos utilizados, as cores, a tipografia escolhida… tudo isso compõe uma imagem que traduz parte do que a empresa quer passar para as pessoas e para as outras empresas.

Neste post, vamos explicar porque você deve cuidar bem da imagem da sua empresa e como ela é importante para o seu negócio. Continue conosco e veja como utilizar a identidade visual a seu favor!

Quais são os elementos que compõem a identidade visual de uma empresa?

A identidade visual é todo o conjunto de elementos gráficos e visuais que personalizam a sua empresa. Entre eles, podemos destacar:

  • logotipo — sendo talvez o item mais importante, ele está presente no site, em todas as peças gráficas, documentos oficiais, materiais de promoção, entre outros;
  • paleta de cores — é o agrupamento das cores que representam a sua empresa. Uma boa paleta deve conversar entre si, sendo harmônica;
  • tipografia — é a união das fontes utilizadas pela empresa. Como o logo, ela também é usada em todos os materiais.

O layout do site, da papelaria, entre outros, também compõem a identidade visual da marca.

É importante ressaltar que cada um desses elementos pode dizer muita coisa sobre sua empresa. Uma paleta de cores pode ser mais moderna ou tradicional, uma fonte pode indicar um negócio mais jovem ou mais conservador. Tudo depende do que você quer comunicar da sua empresa para o mundo.

Mas quais são os motivos para investir na identidade visual?

A seguir, conheça algumas razões pelas quais você deve se concentrar na sua identidade visual:

Auxilia na construção da confiança

O primeiro ponto de contato do cliente com sua empresa é o site. Muitas vezes, o logo está ali presente em todas as interações. Os elementos visuais auxiliam no processo de construção da confiança na empresa.

Contudo, apesar de uma boa identidade visual auxiliar positivamente, se você deixá-la desleixada o efeito pode ser justamente o contrário.

Reflete a ideologia empresa

Existe uma relação que deve ser equilibrada na identidade visual entre o que a empresa quer comunicar e o que ela é de fato. Muitas vezes, uma empresa pode apostar em uma renovação da identidade visual, dando um aspecto mais moderno. Contudo, se isso não for verdade, o cliente perceberá, e isso passará a ser algo negativo.

Como criar uma identidade visual?

Como vimos ao longo do post, uma identidade visual é composta por diversos elementos diferentes que devem conversar entre si e refletir a cultura de uma empresa, além de se posicionar para o mundo.

Portanto, essa é uma tarefa que deve ser executada por quem realmente sabe o que está fazendo. Contar com uma agência especializada na construção de identidades visuais e de estratégias de marca é vital para conseguir um resultado de qualidade e uma construção de marca consistente.

Se você está avaliando a necessidade de construir ou renovar a identidade visual da sua empresa, entre em contato conosco. Nós podemos auxiliar você a criar uma identidade visual que seja a cara do seu negócio!

Sem comentários

Cancelar