Planejamento estratégico de marketing: 5 dicas para fazer o seu

Planejamento estratégico de marketing: 5 dicas para fazer o seu

Algumas empresas podem até começar a divulgar sua empresa sem realizar um planejamento estratégico de marketing, porém, isso vai gerar dificuldades para obter resultados mais sólidos.

Portanto, se você deseja atingir seus objetivos, precisa se planejar! Está pronto para divulgar sua marca, atrair mais pessoas e vender mais? Quer ajuda? Confira 5 dicas fundamentais para que seu marketing traga resultados!

1. Defina seus objetivos empresariais

Antes de começar o trabalho de divulgação, é preciso definir seus objetivos empresariais. Muitas empresas querem colocar em prática suas campanhas de marketing antes de qualquer planejamento, pela facilidade de publicar um anúncio ou criar um perfil em redes sociais. Mas elas não sabem quem desejam atrair e como devem implementar suas ideias.

Para dar início ao seu planejamento estratégico de marketing, busque entender:

  • o que você deseja obter com suas campanhas; 
  • qual o orçamento destinado para esse fim;
  • qual é o perfil do seu negócio;
  • o que ele pode oferecer como diferencial;
  • como lidar com o público-alvo da sua instituição.

2. Conheça bem o seu público-alvo e a persona

Falando em público-alvo, entendê-lo é essencial para desenvolver sua estratégia. Você sabe que há diversas formas de se comunicar com uma pessoa, não é mesmo? Há empresas que são mais formais; já outras têm um perfil mais casual em sua abordagem.

O que determina como você deve apresentar sua empresa ao seu público?

Se você pensou no público-alvo, acertou. Olhando para ele, você vê o grupo de pessoas que deve impactar. Observe-o e conseguirá entender um pouco mais sobre suas necessidades, medos e desejos. Mas lembre-se que dentro de um mesmo público, há vários perfis. 

Busque entender com mais detalhes o seu cliente ideal. Para isso, criar sua persona é uma estratégia interessante. Trace um perfil semifictício, baseando-se em informações reais, com os dados básicos — como nome, idade, sexo e profissão —, além dos seus desejos e problemas.

3. Escolha os canais de marketing ideais

Redes sociais é o que não falta! Há quem goste do Pinterest, Snapchat, Twitter e LinkedIn, além dos mais famosos, Facebook e Instagram. Com tantas opções disponíveis, como escolher as melhores para seu negócio?

Além disso, as mídias sociais não são as únicas opções. Você também pode usar recursos de divulgação como:

  • e-mail marketing;
  • blogs institucionais;
  • publicidade on-line;
  • fóruns de discussão etc.

Para escolher as melhores opções para seu negócio, vale, então, estudar com precisão quais ferramentas são ideais. Veja onde está seu público e como ele interage em cada um desses canais. Por fim, pesquise qual tipo de conteúdo (vídeos, fotos, textos, e-book etc.) é o preferido do seu cliente ideal. 

4. Planeje bem suas campanhas de links patrocinados

Os mecanismos de links patrocinados — como Facebok Ads e Google AdWords — podem ser fácil e rapidamente configurados. Dessa maneira, muitas empresas realizam suas campanhas de forma descuidada, o que faz com que os resultados apresentados estejam aquém do imaginado.

Para planejar bem suas campanhas, analise as opções que a ferramenta proporciona para você e segmente seus usuários para atingir apenas o público desejado.

Por fim, após um período definido de uso, otimize suas ações nas mídias pagas, aumentando os investimentos em anúncios bem-sucedidos e revendo aqueles que não apresentaram um bom resultado.

5. Conte com uma agência especializada

Há diversos caminhos que você pode seguir em seu planejamento. Estude-os, colocando em prática os mais adequados à sua empresa. Para obter os melhores resultados, é importante contar com profissionais que tenham experiência e conhecimento para ajudá-lo nesse processo.

Quer ter resultados que continuem firmes com o tempo? Faça um bom planejamento estratégico de marketing. Dessa forma, você saberá quais são os passos adequados para aumentar a visibilidade da sua marca e melhorar os lucros.

Entre em contato com a Blowmind para conhecer as melhores estratégias para você. Estamos prontos para ajudá-lo nesse processo importante.

Sem comentários

Cancelar