Sua identidade visual transmite a proposta de valor do negócio?

Sua identidade visual transmite a proposta de valor do negócio?

Em um mercado cada vez mais competitivo, buscar diferenciais para se destacar da concorrência é uma necessidade. Por isso, mais do que vender um serviço ou um produto, é interessante que você entregue aos clientes uma proposta de valor.

Porém, como elaborá-la? Qual sua relação com a identidade visual do negócio? Pensando nisso, criamos este post com o objetivo de ajudá-lo a responder essas perguntas. Leia até o fim para saber mais!

O que é uma proposta de valor?

É oportuno começar o post dizendo que preço não é a mesma coisa de valor — muitas pessoas ainda confundem esses conceitos e você não quer ser uma delas, não é mesmo?

O valor contido naquilo que sua marca entrega vai muito além do quanto ela custa: ele está presente nos benefícios e nas soluções que o consumidor terá ao comprar com você. Ou seja, um produto pode custar muito dinheiro e não ter nenhum valor.

Elaborar uma proposta nesse sentido significa transmitir de forma coesa e bem estruturada as vantagens que serão entregues. Seu cliente precisa saber exatamente os valores que receberá ao negociar com você.

O que é identidade visual?

Em termos bastante resumidos, a identidade visual é um conjunto de componentes gráficos que representam e dão personalidade à sua empresa. Alguns dos itens mais relevantes desse grupo são:

  • layout do site;
  • logotipo;
  • paleta de cores;
  • tipografia;
  • peças gráficas em geral.

A interação entre esses aspectos dá uma “cara” à empresa, mostrando como ela é e no que acredita. Uma marca mais conservadora não combinaria com um logotipo muito arrojado ou com uma tipografia moderna demais, por exemplo.

Lembre-se: assim como as roupas, o cabelo e os acessórios, a identidade visual também envia uma mensagem ao mundo, gerando impressões e percepções distintas a respeito de seu negócio. Quais opiniões você quer despertar por aí?

Como transmitir a proposta de valor por meio da identidade visual?

Alcançar números expressivos de visibilidade e ser comentado entre as pessoas é o desejo de todo empreendedor. Porém, será que sua identidade visual e seu trabalho de branding realmente transmitem os valores que você deseja entregar?

Pode até parecer loucura, mas ao escolher determinada paleta de cores, você pode dizer coisas indesejáveis aos seus potenciais consumidores. Seu site pode ser lindo e, ao mesmo tempo, não ter absolutamente nada a ver com a imagem que a marca quer passar para o público. 

É fundamental compreender como essa relação é construída, já que os elementos gráficos são a primeira forma de contato entre você e uma boa parcela de seus clientes. Afinal, mais interessante do que atraí-los de qualquer jeito é chamar a atenção de quem se identificará com o que você pode oferecer. 

Portanto, uma proposta de valor bem construída deve estar acompanhada de uma identidade visual que se alinhe completamente aos benefícios e vantagens que você pode dar à clientela.

Se você ainda não sabe muito bem como desenvolver essa associação com maestria, entre em contato com a gente — nós podemos ajudá-lo!

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