A importância do Inbound Marketing na atração e conversão de clientes

A importância do Inbound Marketing na atração e conversão de clientes

Você sabe o que é o Inbound Marketing? A estratégia que revolucionou o marketing tem dado muitos resultados às empresas, uma vez que custa 62% menos do que as principais formas alternativas e tem até 97% mais links para suas páginas, aumentando as chances de boa colocação nos motores de busca.

No post de hoje, mostraremos o que é Inbound Marketing, quais são os seus pilares e, por fim, como você pode começar a colocá-lo em prática e melhorar a visibilidade da sua marca.

Pronto para fazer sua empresa atingir seus objetivos? Então continue conosco!

O que é Inbound Marketing?

Pode-se dizer que o Marketing Inbound (Marketing de Atração, em português) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair voluntariamente clientes em potencial para as páginas da empresa.

A principal diferença do Marketing de Atração para o tradicional (ou Outbound) está no desejo de criar um relacionamento para educar os consumidores em vez de pensar apenas em prospecção ativa e propagandas intrusivas, das quais, muitas vezes, os usuários não desejam ver o conteúdo.

Quais são os seus pilares?

Para atrair os usuários, normalmente, diz-se que as estratégias Inbound estão baseadas em SEO (otimização para motores de busca), Marketing de Conteúdo (produção de materiais interessantes para o público) e ações em redes sociais. Porém, há outras formas de conquistar clientes, como:

  • publicação em blogs;
  • infográficos;
  • ebooks;
  • webinars;
  • posts de convidados;
  • participação em fóruns on-line;
  • vídeos;
  • e-mail marketing.

Quais as suas vantagens?

Veja algumas das várias vantagens que sua empresa pode obter com o Marketing de Atração:

Criação de relacionamento com o cliente

Você já pensou como seria interessante se pudesse ter um relacionamento com seus clientes, entendendo seus problemas e dificuldades, além de auxiliá-los naquilo que precisam saber para adquirirem seus produtos ou serviços?

É exatamente isso que você pode ter com as estratégias de atração. Dessa maneira, seu público terá uma relação de confiança com sua marca, e isso gerará autoridade de mercado.

Melhora na autoridade da marca

Com o desejo de auxiliar seus seguidores, você mostrará que entende do assunto e é especialista não só para falar, mas também para ajudar seus usuários a resolver suas próprias dificuldades. 

Como há muitas empresas lutando pela atenção do seu cliente, mostrar-se conhecedor é um diferencial importante. Caso você não seja, o internauta poderá ser conquistado por outro. 

Como implementá-lo?

Com uma identidade visual forte, você poderá utilizar as diversas estratégias de Inbound Marketing existentes, que se encaixam em uma das seguintes etapas:

  1. atrair tráfego para materiais de qualidade;
  2. convencer os visitantes a informar seus dados básicos (leads) para começar um relacionamento;
  3. converter leads em vendas;
  4. fidelizar clientes;
  5. encantar os consumidores para que eles se transformem em promotores da marca.

Na primeira etapa, você deve criar um conteúdo relevante para seu público, a fim de que ele acesse suas páginas. Depois, incentivá-lo a começar um relacionamento com a empresa (normalmente por e-mail marketing), a partir da informação de seus dados básicos.

Após isso, você deve nutrir o internauta com um conteúdo segmentado para seus interesses, mostrando o quanto seus serviços são importantes para ele e por que resolveriam os seus problemas.

Quando o lead se transforma em cliente, é a hora de continuar enviando materiais úteis (e mais profundos), salientando o quanto ele seria beneficiado se comprasse produtos complementares. Por fim, você deve deixá-lo tão satisfeito com sua marca que, de maneira espontânea, ele recomendará sua instituição aos seus amigos.

Para que suas ações nas mídias digitais tenham sucesso, é necessário elaborar uma estratégia de Marketing Digital, anunciando como você fará cada um dos passos citados. 

Se você quer entender ainda mais de Inbound Marketing para conquistar mais clientes e melhorar o faturamento, assine nossa newsletter. Assim, você receberá nossos conteúdos em primeira mão em sua caixa de entrada. 

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