Saiba como aumentar suas vendas com o marketing B2B

Se você acompanha as tendências do meio empresarial, certamente já ouviu falar no marketing B2B. No entanto, é bastante comum que, apesar da difusão do termo, muitos profissionais ainda não tenham clareza sobre as diferenças entre os tipos de marketing.

Pensando nisso, nós desenvolvemos este post que explicará o conceito de marketing B2B, como ele se diferencia do marketing B2C, além de trazer uma série de dicas sobre como aumentar as suas vendas utilizando essa metodologia. Para conferir todas essas informações, continue sua leitura. Vamos lá!

Marketing B2B X marketing B2C

O marketing B2B é aquele em que as ações e relações estratégicas são realizadas para atrair chefias e decisões nas organizações. Exemplo disso ocorre quando uma empresa que realiza eventos empresariais divulga seus serviços para uma metalúrgica que deseja fazer uma comemoração de fim de ano com os seus colaboradores.

Já o marketing B2C, por sua vez, é aquele destinado para o consumidor final, como acontece quando uma empresa que vende um determinado produto faz um comercial na televisão, na tentativa de convencer as pessoas de que elas precisam comprar aquilo.

Dicas para aumentar as vendas com o marketing B2B

Para aumentar a sua lucratividade com o marketing B2B, algumas boas práticas podem ser realizadas. Nós elencamos algumas dicas. Veja!

1. Segmente o seu público

Segmentar o público é muito importante para que você saiba como desenvolver a linguagem, como abordará os seus prospects, além de verificar qual é o canal mais indicado para obter bons resultados.

São diversas as maneiras de fazer a segmentação, que pode ser baseada em aspectos geográficos ou comportamentais, por exemplo. Como você está lidando com um público empresarial, pode adaptar as mensagens de suas campanhas de marketing para que os diretores de diferentes tipos de empresas se sintam atraídos pelo que você está oferecendo.

2. Faça uma análise da concorrência

É importante, também, que sejam analisadas as táticas que a concorrência adota para vender os mesmos produtos ou serviços que você oferece. A ideia, vale ressaltar, não é copiar as ações dos adversários, mas sim verificar quais são os erros e acertos que eles cometem e analisá-los estrategicamente.

Para fazer a análise da concorrência, uma das metodologias que pode ser utilizada é a do cliente oculto, em que uma pessoa de sua confiança se passa por alguém interessado em comprar do concorrente e tenta tirar o máximo possível de informações durante a abordagem.

3. Defina os melhores canais de comunicação

Para que você atinja o seu público de forma certeira, é importante que você utilize os canais corretos para a comunicação. Isso, porém, varia muito de uma empresa para outra.

Se você lida com um público mais conservador, por exemplo, talvez as revistas do meio empresarial sejam um veículo adequado, enquanto para as empresas que atendem startups, redes sociais como o LinkedIn podem servir melhor para essa função.

De qualquer maneira, é sempre bom considerar meios de aumentar a sua visibilidade online, uma vez que essa é a principal fonte de pesquisa da atualidade.

4. Faça networking

Como você está lidando com um público empresarial, fazer networking é fundamental para fechar bons negócios. É por isso que você precisa participar de eventos como feiras e mostras que recebam pessoas que possam se interessar por aquilo que você está oferecendo.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas com o marketing B2B, basta colocar tudo o que aprendeu em prática. Nós estamos aqui para ajudá-lo! Entre em contato conosco e verifique as soluções que temos a apresentar para você vender muito mais e aumentar os seus lucros.

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